terça-feira, 27 de abril de 2010

Inauguração da Cartilha da Justiça no ECE RJ




A cartilha vem explicando como estamos indo com as leis e de que modo o nosso país está desenvolvendo as mesmas. Está servindo também para tirar as dúvidas, ver o que é certo e o que é errado perante a lei para que possamos ter os nossos direitos. Para nós obtermos algum direito devemos primeiramente conhecê-los, e é isso que a Cartilha tenta esclarecer. A Cartilha está em forma de quadrinhos, por isso crianças, jovens e adultos, podem ler e vão conseguir compreender. Para se fazer justiça não precisa de violência, mais sim de conhecimento e entendimento das leis. A Cartilha da Justiça faz parte do projeto “Cidadania e Justiça Também se Aprende na Escola“ onde apresentam temas como: Os Três Poderes, A Justiça e a Policia, Os Caminhos da Justiça, O Promotor de Justiça e Nossos Direitos.
Esses foram os temas abordados pelas oficinas do ECE RJ.
Cada professor ficou com um tema a ser trabalhado com seus alunos, todos fizeram atividades excelentes, mostrando o que passaram para seus alunos.

Para melhor desenvolvimento da Cartilha o Espaço Criança Esperança do Rio formalizou um evento com a (AMB) Associação dos Magistrados Brasileiros, para entendermos melhor o que realmente a Cartilha vem nos falando. Maquetes, exposições, personagens, alegria, criatividade, reciclagem com as crianças, tudo foi utilizado como auxílio para o aprendizado das crianças. A maquete da praça dos Três Poderes com a matéria reciclada explicando sobre leis, o que significa os poderes judiciários, executivos e o legislativo, qual é o papel de cada, serviu como explicação prática, pois todos foram vendo e tendo mais entendimento da Cartilha.
Foi um evento muito bom que as próprias crianças participaram em todo os momentos.
Os personagens da Cartilha da Justiça também participaram da festa, o Policial Federal, o Presidente, a Polícia Militar, os Juizes, a Congressista, Advogada, esses são os principais personagens da cartilha e lá vem explicando o que cada um faz nessas funções.
Ontem dia 26, foi o meu primeiro evento onde eu participei de uma personagem, eu era a Justiça, estava toda de branco e segurando uma espada e uma balança. Pra mim isso significa o quanto à justiça é preciosa, se for mal utilizada pode causar graves conseqüências, mas se for bem utilizada pode gerar melhorias a todos os cidadãos.





EU@REPÓRTERECE RJ – Raphaela Costa – 18 anos – Estagiária Normalista.



Nenhum comentário:

Postar um comentário