terça-feira, 3 de agosto de 2010

Polêmica na aula de Cidadania do ECE RJ




Na aula de cidadania que faz parte do Programa de Monitoria e Estágio, com a coordenadora pedagógica do Espaço Criança Esperança Norma Reis, assistimos a um vídeo de pessoas falando sua opinião sobre a adoção de crianças por homossexuais. As turmas são dividas em 3 grupos, os alunos que estão nas imagens fazem parte de um dos grupos.

O vídeo mostrou os dois lados, uns foram contra, outros a favor, assim, deu oportunidade de quem não tem uma opinião formada sobre o assunto, pensar e construir a sua opinião. Aproveitamos esse tema para discutirmos na sala de aula, a turma foi dividida em promotores, advogados de defesa e jurados.

Na minha opinião as duas opções têm seu lado bom e seu lado ruim, na discussão os que foram a favor se basearam nessa frase: com a adoção as crianças vão sair dos orfanatos, das ruas e vai ter uma moradia.

E os que foram contra expuseram: reunião de pais na escola, quem é o pai e quem é a mãe?

Assim fica muito complicado!

Você é contra ou favor da adoção de crianças por homossexuais?

A sua resposta para o assunto é muito importante, porque quando a lei entrar em vigor, você pelo menos não se omitiu e sim deu sua opinião com base no que você acredita que seja melhor para o futuro das crianças.

Então você pensa muito e de coração para não se arrepender, a sua opinião é muito importante para um assunto muito delicado e confuso para podermos desenvolver.

Conseqüências negativas que a criança pode ter com a adoção:

*As crianças podem crescer confusas, sem saber quem faz o papel de pai e quem faz o papel da mãe.

* Podem ser discriminadas pelos coleguinhas na escola, ruas, praças e em todos os lugares.


*Na própria família do casal podem sofrer discriminações, pois tem pais que não aceitam que seus filhos são homossexuais.

*A criança pode crescer e se revoltar depois que entender de quem é filho.

Conseqüências positivas da adoção:

*A criança vai ter uma casa para morar.

* Vai ter pessoas que vão dar amor, carinho, respeito, paz e harmonia.

*A criança vai ter uma ‘família’ para lhe criar com decência e para colocá-lo na escola e ter um acompanhamento para que ela tenha um futuro melhor.

Você é contra ou favor? Eis a questão!





EU@REPÓRTERECERJ – Raphaela Costa – 18 anos – 2º Ano do Curso de Formação de Professores.




Nenhum comentário:

Postar um comentário