sábado, 15 de novembro de 2014

Nos 120 Anos de Ipanema, juntos pela Educação, pelo Jovem

Foto: Daniel De Plá

Semana passada um evento marcou os cento e vinte anos de Ipanema abrindo um grande horizonte para ajudar os jovens na superação dos desafios que encontram na inserção no mundo do trabalho, em empregos de qualidade, integrando empresas e comunidade escolar.
Encontro, com foco no estágio para estudantes de nível médio, promovido pela Associação de Moradores de Ipanema, Viva Rio Estágios, Espaço Criança Esperança do Cantagalo, através de seu Balcão de Oportunidades, com o apoio da Casa de Cultura Laura Alvim, onde foi realizado.
Do mundo empresarial reuniu empresários da região, dirigentes do Polo Mais Ipanema, que reúne bares, hotéis e restaurantes no perímetro delimitado pela Avenida Vieira Souto e pelas ruas Barão da Torre, Francisco Otaviano e Vinicius de Moraes; do Quadrilátero do Charme de Ipanema compreendido entre as ruas Aníbal de Mendonça e Joana Angélica e as avenidas Vieira Souto e Epitácio Pessoa, reunindo bares e restaurantes badalados, os grandes hotéis, grandes grifes da moda nacional e internacional e as melhores joalherias do Rio.
Do campo da Educação, representante da Metropolitana VIU da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, direção do Colégio Estadual Infante Dom Henrique, e professores.
Liderados por Maria Amélia, Presidente da AMIpanema, dirigentes da entidade e moradores do bairro. Bem como membros das entidades promotoras e da Casa de Cultura Laura Alvim

O estágio na empresa pode jogar papel fundamental para o desenvolvimento das competências sociais, emocionais, e comportamentais decisivas para o sucesso destes jovens na vida e no mundo do trabalho. Pode colaborar significativamente para a melhoria no desempenho escolar desenvolvendo a percepção que o aprender é parte essencial deste futuro.

A Lei do Estágio é ferramenta, que integrando mundo do trabalho e comunidade escolar, colabora para viabilizar estes objetivos. Para o nível médio o estágio poderá ser de quatro horas diárias, com bolsa-auxílio, portanto sem a incidência de encargos sociais.
O Viva Rio Estágios, como entidade credenciada para promover esta integração, garante alinhar o aprendizado profissional com o estágio prático, bem como a necessária segurança jurídica para a relação empresa-estudante, acompanhando e avaliando, bem como fazendo a interlocução com a escola.

O Coordenador Adjunto de Educação do Viva Rio, Francisco Potiguara, que fez a apresentação do Viva Rio Estágio enfatizou que ao ser parceira, a empresa contribui para tornar real o sonho de um educando. “As empresas podem ser responsáveis por fazer uma mudança positiva na vida de um jovem”, acredita.

Ipanema, que neste ano celebra 120 anos, celeiro de iniciativas  que marcam nossa história unindo a intelectualidade,  os moradores do bairro e das favelas da região, inaugura com este gesto um amplo leque de oportunidades, só possível através da união de todos, do compartilhamento na construção de um mudo melhor.


Lei do Estágio: Lei Nº 1178, de 25/09/2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário