terça-feira, 27 de agosto de 2013

PORQUE AS PLANTAS SÃO VERDES?

  Na semana de 08/07 à 12/07, as crianças do Apoio Escolar do ECE RJ trabalharam o Dia de proteção as florestas, oficialmente comemorado no dia 17 de julho.
O tema é para conscientizar as crianças da importância de cuidar e preservar das nossas florestas. A professora Vilmara junto com os monitores e os alunos fizeram uma grande roda para que fosse discutido o assunto. Para começar, falamos sobre a as florestas e o quanto ela é importante para a nossa vida e para a vida de todos os seres vivos, e depois de muita conversa foi colocada a seguinte questão: “POR QUE AS PLANTAS SÃO VERDES?’’.

Nossa! Isso é uma pergunta complicada, algumas crianças até se arriscaram e tentaram responder...
E você sabe por que a maioria das plantas são verdes? Não?!
Então.. As plantas são verdes por causa da CLOROFILA! E aí lembrou?
Se você não sabia agora você já sabe!!!
Agora que todos já sabem é hora de fazer o trabalhinho...


Cada aluno recebeu dois copinhos com sementes de feijão, um escrito 'com clorofila' e o outro 'sem clorofila'.

A proposta foi colocar um copinho no armário e o outro no sol, e mostrar que a planta que nasce no escuro, no caso a de dentro do armário, não vai nascer tão verde quanto a que nasce na luz, já que é a luz absorvida pelas plantas, que torna a clorofila verde. A clorofila em contato com a luz,torna-se VERDE.
Mas para confirmar o sucesso da nossa experiência tivemos que esperar uma semana até que as plantas já estivessem crescidas, e enquanto isso a curiosidade ficou no ar... 

E assim as crianças puderam experimentar na prática o que ensina e "teoria"!

EU@REPORTERECERJ - Carina Lima - 16 anos - 1º ano do ensino médio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário