Parabéns a todos os aprovados!
EU@REPÓRTER ECE RJ –Ingrid Marques – 16 anos – 1° ano Nível Médio.
Parabéns a todos os aprovados!
EU@REPÓRTER ECE RJ –Ingrid Marques – 16 anos – 1° ano Nível Médio.
No apoio escolar Do Espaço Criança Esperança-RJ, trabalhamos com as nossas crianças o dia do circo com varias brincadeiras: pinturas de palhaço, enquete sobre os artistas do circo, assistiram DVD Xuxa Circo e as crianças adoram, aquelas que já foram ao circo já sabiam como funciona um circo o que tem o que não tem dentro de um espetáculo do circo.
Outras crianças tiveram que ter explicação do que era um palhaço, trapezista, malabarista e explicar a função de cada um dentro do circo eu adorei trabalhar o dia do circo que comemoramos no dia 27 de março.
Não havia nada mais engraçado para mim do que ver o palhaço lá no circo dando piruetas e fazendo graça! Ah como gostava de ir ao circo, tudo era muito divertido. Começava já na entrada na fila para comprar a pipoca. Tinha de todas as cores e isso me encantava. Ficava cismando como seriam os pés de milho de todas as cores. Minha inocência ia além e tinha pena da mulher barbada e dos anões também. Neste dia, que era um domingo fomos para o circo, eu meu irmão maior e meus dois primos. Eles haviam chegado para passar as férias conosco. Estavam ansiosos para ir ver os palhaços de tanto que eu falava neles O espetáculo foram lindos, os trapezistas no alto dava arrepios... Foram feitas todas as apresentações, mas percebi que faltava o meu palhaço preferido!
EU@REPÓRTERECERJ – Raphaela Costa – 18 anos – 3º Ano do Curso de Formação de Professores.
Os jovens participantes do Programa de Monitoria e Estágio do Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro, preparam um projeto apresentando a proposta de viagem “Vamos a Arraial do Cabo". Durante um mês teve toda uma preparação para que o evento fosse realizado com a participação de todos os integrantes das aulas de informática básica que aplicava a tecnologia Intel Aprender.
Neste fim de semana, 26/27-3, conseguimos concretizar nosso Projeto, fazendo nossa viagem, todos aproveitaram o máximo possível. Demos partida do Rio às 7hdo dia 26-03 e, tivemos um dia de muitas atividades; fomos à praia, almoçamos, passeamos de barco, jantamos e para finalizar o sábado tivemos rodadas de pizza.
Já no domingo, acordamos cedo, tomamos café e partimos para a praia, depois almoçamos e nos preparamos para voltar para casa.
Foi um final de semana perfeito!
Rafaela Feliciano - Núcleo de Comunicação do Espaço Criança Esperança Rio de Janeiro.
Na sessão de cinema do Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro foi apresentado o filme "Kiriku e a Feiticeira".
O filme fala sobre uma história de superação de um menino que nunca deixou de acreditar nas palavras de sua mãe e seguiu em frente. Ele tinha uma estatura inferior a das outras crianças de sua idade, mas não deixou que o preconceito o empedisse de vencer.
As crianças gostaram muito do filme e riram bastante!
Que seja um bom exemplo de superação de preconceitos...
EU@REPÓRTERECE RJ – Wickey Sales – 16 anos – 1° ano Nível Médio.
EU@REPORTERECERJ – Camila Cardoso – 16 anos – 9° Ano do Ensino Fundamental.
A diretora geral da UNESCO, Irina Bokova, declarou o dia 21 de março como Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, e nós do Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro que atuamos diretamente com a comunidade em geral, não poderíamos deixar passar sem dar uma grande importância.
Por isso na entrada do Projeto, onde toda a comunidade têm acesso, foi colocado no mural, um cartaz com a mensagem que Irina Bokova declarou sobre esse dia internacional.
Mensagem de Irina Bokova: "O primeiro artigo da Declaração Universal dos Direitos Humanos afirma que “todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos”. O Dia internacional pela Eliminação da Discriminação Racial de 2011 é uma oportunidade para todos renovarmos o compromisso de defender e promover esta ideia fundamental.
A Convenção Internacional sobre a Eliminação da Discriminação Racial tem sido aceita quase universalmente pelos Estados, mas a necessidade de lutar contra a discriminação continua forte como sempre. O mundo está mudando diante de nossos olhos. A humanidade está mudando mais do que nunca. As sociedades estão se tornando mais complexas. A diversidade não é uma opção, mas uma realidade em todo o mundo. Porém, o aumento da proximidade não se traduz em maior entendimento. Em muitos países, indivíduos e comunidades ainda sofrem as injustiças do racismo.
A discriminação racial é um estreitamento do mundo, que reduz nossa humanidade e obscurece a realidade do nosso destino comum. Ela cria as bases para tensões e desconfianças que levam a conflitos. Há muito em jogo. O tecido da sociedade é facilmente rasgado, e muito difícil de ser remendado.
Tolerância não basta. A aceitação passiva da diferença não é suficiente. A igualdade em dignidade e direitos de cada indivíduo deve ser mantida como ponto de partida para todas as ações, e ser a medida do seu sucesso. Para tanto, é necessário um diálogo baseado no respeito. É preciso entender a riqueza que a diversidade nos traz. Isso significa que todas as vozes devem ser ouvidas, e todos os indivíduos devem ser incluídos.
A UNESCO foi criada para promover os princípios democráticos de dignidade, igualdade e respeito mútuo dos homens e mulheres por meio da cooperação internacional nas áreas de educação, ciências, cultura e comunicação. A UNESCO visa eliminar a discriminação racial, promovendo o conhecimento e o entendimento como base de melhores interações, diálogos e respeito. Estas metas sustentam todas as nossas atividades.
Durante este Ano Internacional dos Afrodescendentes (2011), a UNESCO leva adiante seu trabalho sobre a história das Rotas de Escravos, aprofundando o apoio à educação em direitos humanos.
A Coalizão de Cidades da UNESCO contra o racismo é um exemplo de ação inovadora contra a discriminação em um mundo cada vez mais urbano. Graças à coalizão, grandes cidades em todos os continentes estão criando programas que promovem o entendimento entre culturas, buscando incluir todos os indivíduos na vida da comunidade.
Eventos diários mostram que dignidade e igualdade ainda são aspirações das pessoas em todo o mundo. O Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial de 2011 é uma oportunidade de renovar nossos esforços para proteger os direitos humanos e as liberdades fundamentais. Estas são as bases para sociedades saudáveis e Estados fortes".
Essa foi a mensagem de Irina Bokova para todo o Mundo.
EU@REPÓRTERECE RJ – Eliane Alves – 17 anos – 2° ano Nível Médio.
O Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro, está arrecadando rolo de papel higiênico e papel toalha, vazios, para preparar uma lembrancinha, para a festa da Páscoa, que será comemorada por nós do Espaço no dia 20 de abril. As crianças freguentadores das atividades do Projeto, vão participar das brincadeiras e das gincanas, que serão realizadas pelos professores das oficinas esportivas e culturais.
Precisamos no mínimo de 400 rolinhos e o Espaço já começou a mobilização para essa arrecadação, contamos com a ajuda de todos para realizar essa atividade com nossos alunos.
EU@REPÓRTERECE RJ – Alef Filipe – 16 anos – 1° Ano Ensino Médio.
O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, veio ao Brasil, e não poderia deixar de conhecer a “Cidade Maravilhosa”. Chegou ao Rio no sábado à noite, cumpriu uma agenda cheia de compromissos, na tarde de domingo (20/03) realizou um discurso no Teatro Municipal onde apenas um número restrito de convidados puderam presenciar.
Os jovens do Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro marcaram presença no discurso sendo convidados pelo Consulado Americano que através de uma parceria com o IBEU oferece para os jovens do Espaço um curso de inglês diferenciado para que eles possam ter noções de escrita e de conversação.
Nos sentimos privilegiados em poder estar entre os convidados para assistir ao tão esperado discurso de Obama.
Obama foi bem claro em seu discurso e tratou de diversos assuntos, mas a parte que mais me impressionou foi quando citou a seguinte frase “como um jovem morador me disse hoje: "as pessoas têm que ver as favelas não com piedade, mas como fonte de médicos, advogados, dentistas, pessoas que vão ser soluções", após passar por Cidade de Deus, e isso me deixou muito emocionada, pois eu sou moradora de Comunidade e meus pais sempre trabalharam para manter minha família, e hoje eu os honro cursando meu nível superior em Jornalismo. Sei que para muitos, isso não é nada, mas para mim é uma grande conquista.
Veja também entrevista dos jovens que participaram desse evento histórico no link do RJTV:
>>Grupo de jovens terá privilégio de ver Barack Obama de perto
Na sessão de cinema, que é oferecida as crianças, todas as sextas-feiras, a partir de 13h no teatro do Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro, foi exibido o filme Jimmy Neutron.
O filme conta a história de Jimmy um garoto muito inteligente, mas que possui dificuldades em se relacionar com outros jovens da sua idade. A situação muda quando todos os pais do planeta são seqüestrados por alienígenas, fazendo com que Jimmy tenha que liderar as crianças para que elas consigam recuperar seus pais.
As crianças se divertiram muito e disseram que vão indicar esse filme para os amigos!
EU@REPÓRTERECERJ – Naiara Pinheiro – 16 anos – 2° ano Nível Médio.
Alunos do CIEP João Goulart, que estão entre a 5ª e a 7ª série, tem a oportunidade de aprender a relatar um acontecimento no Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro com noções iniciais de textos de notícias, fotos e vídeos, tudo de uma forma mais descontraída e atraente.
Para isso as aulas teórico-prática são divididas da seguinte forma: às quartas-feiras, aula prática, fotografam, filmam e fazem algum tipo de cobertura interna e, às sextas-feiras, aulas teóricas no laboratório onde utilizam o Word e a internet como auxilio de pesquisa.
Nesta quarta-feira eles aprenderam a manusear a filmadora e sairam em campo para praticar o que foi ensinado. E assim o Criança Esperança vem contribuindo de alguma forma com a formação e o aprimoramento de habilidades desses adolescentes.
Rafaela Feliciano - Núcleo de Comunicação Espaço Criança Esperança Rio de Janeiro.
EU@REPORTERECERJ – Lucas Vicente – 15 anos – 1° Ano Ensino Médio.
A turma de Educação Infantil do professor Francisco de Assis voltou do carnaval com todo vapor.
Os alunos realizaram várias atividades utilizando bambolês, bexigas, bolas de vôlei e de futebol, tudo para fazer com que elas aprendam a brincar em equipe, ter equilíbrio e acima de tudo a terem um momento para se distraírem de forma educativa.
Assim as crianças tiveram uma aula bem proveitosa e tenho certeza que adoraram!
EU@REPÓRTERECE RJ – Fabrício Lopes – 18 anos – 3° ano Nível Médio.
Cristina Bethencourt é preparadora do elenco infantil da TV Globo e está aqui no Projeto para contribuir com nossas crianças, pois eles já têm aulas de teatro com o nosso professor Geraldo Demézio.
Durante esse semestre ela pretende trabalhar, desde o início, com a montagem de uma peça. Ensinar como se prepara, como faz a escolha dos personagens, como escolher um tema e concluir a peça, que será totalmente produzida pelos alunos. Ela pretende começar a desenvolver suas idéias, com o tema sobre mitologia grega.
As vagas ainda estão abertas, então não perca essa chance, venha fazer parte de nossas atividades!
EU@REPÓRTER ECE RJ –Ingrid Marques – 16 anos – 1° ano Nível Médio.
EU@REPÓRTERECERJ – Fabrício Lopes – 18 anos – 3° ano Nível Médio.
Nycolle Diniz, estagiária da TV Globo em São Paulo, veio conhecer o Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro.
Passamos pelo Hall de Eventos, Centro de Capacitação, Ginásio Esportivo, Horta Orgânica, Cyber Jovem, Biblioteca, Espaço Infantil, Teatro e Piscina. Nicolle adorou ter conhecido de pertinho o Espaço Criança Esperança e suas atividades.
Volte Sempre!
Rafaela Feliciano - Núcleo de Comunicação Espaço Criança Esperança Rio de Janeiro.
Às duas e meia da tarde foi comemorado o “Bailinho de carnaval” na Biblioteca do Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro.
Estavam presentes as crianças que freqüentam a Biblioteca e as turmas de Educação Infantil, todas estavam confeccionando máscaras, dançando e se divertindo bastante.
Espero que todos tenham tido um ótimo Carnaval!
REPÓRTERECERJ – Andressa dos Santos – 16 Anos - 1° ano Nível Médio.
Na Biblioteca do Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro foi elaborado vários tipos de atividades para as crianças fazerem, tivemos cortes, colagens, pinturas e a confecção de cartazes tudo para festejar o aniversário da nossa “Cidade Maravilhosa”.
O aniversário do Rio de Janeiro deve ser comemorada com muita alegria e amor, afinal estamos festejando um dia muito especial para a nossa cidade.
EU@REPÓRTERECE RJ –Taynara Agapito – 16 anos – 1° Ano Ensino Médio.
Este ano os monitores vão a realizar um novo Projeto que se chama “Retrato do ECE-RJ”, eles irão mostrar as atividades que são realizadas aqui no Espaço.
Na última quinta feira, eu e a minha dupla entrevistamos o professor de natação João Bosco.
E hoje, dia 01 de março, mais uma dupla formada pelas monitoras Alessandra Correa e Taynara Agapito, entrevistaram o Flavio Feitosa, que é administrador do Espaço. Todos os monitores foram divididos em duplas e trios, assim que tivermos todas as informações necessárias iremos postar no blog “Por dentro do ECERJ”.
No dia 28 de março nós monitores vamos apresentar o resultado da nossa pesquisa para os funcionários do Espaço e no dia 04 de Abril para os novos monitores.
Assim eles irão ter noção como é a nossa rotina no ECE-RJ.
Eu aprendi com isso a entrevistar alguém, a pegar informações e a me planejar.
EU@REPÓRTERECE RJ –Ilayna Kelly -14 anos – 1° Ano Ensino Médio.