sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Na aula de cidadania do Espaço do Rio, jovens debatem sobre as eleições 2012




No dia 01 de outubro, última segunda-feira, os jovens do Programa de Monitoria e Estágios tiveram aula de cidadania com a professora Roberta Silva onde o nosso assunto foi a respeito das eleições 2012 que acontecerá no próximo domingo, dia 07/10.
Durante a aula nós ouvimos os candidatos eleitos a vereadores e a prefeito, depois conversamos sobre o assunto, expomos nossa opinião e comentamos sobre o vídeo dos principais candidatos a prefeito.

A seguir vamos conhecer um pouco sobre a função de cada um deles.

Vereadores: Os vereadores são eleitos juntamente com o prefeito de um município, no qual os primeiros têm a função de discutir as questões locais e fiscalizar o ato do Executivo Municipal (Prefeito) com relação à administração e gastos do orçamento. Eles devem trabalhar em função da melhoria da qualidade de vida da população, elaborando leis, recebendo o povo, atendendo às reivindicações, desempenhando a função de mediador entre os habitantes e o prefeito. fonte: www.brasilescola.com


Prefeito:
Administra a organização de uma cidade.  fonte: www.brasilescola.com



Quem pode votar:
Atualmente, o voto é obrigatório para todo brasileiro com mais de 18 anos e facultativo aos analfabetos e para quem tem 16 e 17 anos ou mais de 70 anos. Estão proibidos de votar os estrangeiros e aqueles que prestam o serviço militar obrigatório. fonte: www.educacaouol.com.br

Votar é uma ação conquistada pelo povo, pois antigamente não era todos que tinham o poder de escolher alguém para cuidar da sua cidade e da sua nação. Então valorize seu voto.






EU@REPORTERECERJ – João Vitor – 14 Anos – 9º Ano Ensino Fundamental.


Nenhum comentário:

Postar um comentário