sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Espaço do Rio sedia Seminário Internacional "Sociabilidades Subterrâneas: Identidade, cultura e resistência em comunidades marginalizadas"






O Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro sediou nesta quinta-feira, 13.09, um evento viabilizado pelo Itaú Cultural e Fundação Itaú Social, onde contou com a presença de personalidades nacionais e internacionais, que discutiram a pesquisa da Professora Doutora Sandra Jovchelovitvh, sobre como as favelas do Rio de Janeiro estão vencendo obstáculos e rompendo a exclusão e a marginalização local.

O Seminário Internacional Sociabilidades Subterrâneas: Identidade, cultura e resistência em comunidades marginalizadas teve início ás 10h e aconteceu durante todo o dia com palestras e debates.

A abertura foi feita pelo apresentador Zeca Camargo, e os primeiros palestrantes foram: Giselle Souza, Washington Rimas, Marcos Rolim, Julita Lemgruber e Paul Heritage. Intermediados pela Sr. Marlova J. Neto – Coordenadora de Ciências Humanas e Sociais da UNESCO no Brasil, debateram as Trajetórias de vida na favela e a emergência de respostas positivas.
Logo após discutiram sobre os temas: “Fronteiras Urbanas, Mediações e novos atores sociais”, com os palestrantes: Celso Athayde, José Junior, Paula Castro, Gareth Jones e Antonio Roberto, mediados por Ricardo Henriques, e, “As rotas das sociabilidades subterrâneas” com Robson Rodrigues, Junia Santa, Jailson de Souza, Luis Eduardo e Antonio Jacinto mediados por Rogério Sottili.

Para encerrar os participantes assistiram uma apresentação cultural do AfroReggae e pela Cufa. Tenho certeza de que foi um dia de muita aprendizagem e compartilhamento de coisas boas.



Fotos:


EU@REPORTERECERJ – Gabriella Bispo – 14 – 9º Ano do Ensino Fundamental.









EU@REPORTERECERJ – Jefferson Oliveira – 15 – 9º Ano do Ensino Fundamental.








Texto:

Rafaela Feliciano - Núcleo de Comunicação Espaço Criança Esperança Rio de Janeiro.

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário