sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Intercâmbio "Harvard in ECERJ" chega ao fim

Chegada no ECERJ



Tour pela comunidade



Interagindo em atividades internas



Ensaio para tarde cultural



"Tarde Cultural"



Almoço de confraternização




Chegaram no dia 14 de julho para conhecer o Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro e passar algumas horas do dia conosco. Sem nenhuma ideia do que fariam, de como seria, e o que aprenderiam aqui, voltaram no dia seguinte super empolgados.



Foi proposto a eles, nos dias 15/07 e 16/07, um “Tour” pelas comunidades do Cantagalo, Pavão/Pavãozinho, onde puderam vivenciar a realidade das comunidades cariocas.




Os 30 jovens visitaram pontos turísticos, ouviram as histórias da comunidade, pelo caminho se deparavam com belas vistas e pessoas super receptivas, sempre registrando cada momento com suas câmeras fotográficas.




Conheceram Creches comunitárias, Associações de moradores, Pontos de vendas, a Igreja do Pavão, onde funciona a Pastoral da Criança, artistas da própria comunidade, o trabalho da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora), o Bondinho e a Escola de samba. Tudo com o objetivo de presenciar a cultura e a realidade social e econômica.





Durante alguns dias eles tiveram outras atividades em outros locais, depois retornaram pra cá e continuaram a vivência prática, só que desta vez internamente. Tudo o que os jovens do Programa de Monitoria e Estágio fazem rotineiramente nos diversos setores daqui do Espaço, eles também fizeram, e com muito agrado.



Os estudantes acompanharam os monitores no Cyber Infantil, no Apoio Escolar, no Espaço Infantil, no Blog Acontece, no Ginásio Esportivo, nas oficinas Teatro/Dança e natação e nas aulas de Inglês.





Todos se saíram super bem nessa etapa, as crianças aproveitaram bastante esse momento!





No dia 28 de julho almoçamos todos juntos, monitores, estagiários, funcionários e os estudantes de Harvard. Foi muito legal, pois conversamos, compartilhamos culinária e rimos muito.





Depois dessa confraternização todos foram para o teatro separar o figurino e fazer o último ensaio da “Tarde Cultural”, onde os universitários de Harvard prepararam uma pequena peça falando de forma lúdica da Revolução Americana utilizando o jogo de Baseball e finalizando com o aluno Jesse Sanchez ensinando uma dança típica dos jovens da América do Norte.



Já os jovens do Programa de Monitoria e Estágio apresentaram a peça “Navio Negreiro”, que mostra com clareza a realidade dos escravos que nos antecederam.



Para finalizar à tarde de trocas de culturas, todos caíram no samba.




Do dia 1 de agosto ao dia 4, foi à reta final do grupo de universitários de Harvard aqui conosco, onde eles ficaram nos setores que mais se identificaram. Pelo que todos comentam, esses dias com eles foi uma maravilha. Houve trocas culturais, aprendizado, afeto, conhecimento, em fim, tudo de espetacular que podia nos ter acontecido nesse período. Tenho certeza que eles foram embora com as expectativas alcançadas.






Com certeza foram momentos únicos que ficarão na memória!






Rafaela Feliciano - Núcleo de Comunicação Espaço Criança Esperança Rio de Janeiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário