segunda-feira, 2 de abril de 2012

Nós Vamos chegar lá!


Foto: Andreia, Ellen, Jackson, Alex, Andressa e Rafaela

O Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro, sempre estimulou os jovens participantes do Projeto, a se empenharem nos estudos, inclusive obter uma formação superior. Sabemos que os moradores de comunidade carentes enfrentam uma grande barreira para ingressar e depois para se manter em uma universidade, tanto pública, quanto particular.

Por isso, o Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro, desenvolve um programa de incentivo e apoio aos universitários, onde os funcionários que querem ingressar ou já estão na faculdade recebem um auxilio para ajudar nos custos mensais.

Em um dos post do nosso blog, foi contada a história da jovem Ellen Miguel, que acabou de se formar em Tecnólogo de Informática com o auxilio do Projeto. Agora vou contar um pouco do processo do restante dos universitários que temos aqui no Espaço.

No momento são cinco universitários: Andressa Christina, Andréia Barros, Rafaela Feliciano, Alex Barbosa e Jackson Simão.

Andressa Christina chegou ao projeto para fazer um curso profissionalizante de Hotelaria oferecido pelo Consórcio da Juventude em parceria com o Espaço Criança Esperança RJ. Logo depois demonstrou um ótimo desenvolvimento e virou estagiária do Projeto. Hoje, Andressa cursa Turismo, e, é responsável pelo Balcão de Oportunidades. Com esse processo, a jovem pode entender que o estudo é fundamental, por isso investe em seu casal de filhos. Hoje eu só tenho a agradecer ao ECE-RJ pelo acolhimento e pela oportunidade cedida.

Andréia Barros entrou para o ECE-RJ aos 13 anos, para participar da oficina de vôlei. Em 2008 se candidatou a Estagiária Nível Médio, se empenhou na função a qual estava, e, foi contratada pelo Projeto. Atualmente, Andréia é instrutora do Programa de Monitoria e Estágio e está no segundo período de Psicologia.

Jackson Simão aos 18 anos é instrutor do Espaço do Rio, atuando no Coletivo Coca-cola e cursando o 1º período de Administração. Logo no início do projeto, em 2001, Jackson se matriculou no futsal, participou de todos os níveis do Programa de Monitoria e Estágio, e, soube aproveitar as oportunidades que lhe foi dada. “Graças a minha determinação e todo o apoio que eu tive do Espaço Criança Esperança RJ, local em que eu considero como a minha segunda casa. Eu realizei um dos meus maiores sonhos, que foi ingressar na Faculdade, antes isso pra mim, era impossível, mas no Criança Esperança essa palavra impossível saiu do meu vocabulário, e, descobri que para conseguir realizar tudo aquilo que desejamos, basta ter força de vontade e seguir sempre pelo caminho certo.
Agradeço toda Equipe do ECE RJ por ter me dado essa oportunidade de poder realizar uns dos meus maiores sonhos”.

Alex Barbosa iniciou no projeto com 13 anos para fazer basquete e futsal, passou pela Monitoria do Espaço, foi Jovem Aprendiz na TV Globo, voltou para o Espaço como Estagiário Nível Médio e foi efetivado.

Hoje com 22 anos, Alex cursa Administração e atua numa área afim.

Eu, Rafaela Feliciano comecei minha jornada no projeto com 12 anos participando das oficinas de futsal e vôlei. Passei pelo processo de Monitor, Jovem Aprendiz na TV Globo, Estagiária Nível Médio, e, fui efetiva no Projeto. Hoje, com 22 anos, curso o último ano de Jornalismo e atuo no Núcleo de Comunicação do Espaço. Com muito orgulho posso dizer que tenho o Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro como uma mãe, profissionalmente falando, pois foi aqui que recebi o apoio de toda equipe e dei meus primeiros passos no mundo profissional, inclusive atuo na área que amo, comunicação. Sou grata ao Espaço pela oportunidade que foi me dada e pelos incentivos. Brevemente estarei formada, sendo mais um exemplo de conquista para os jovens da comunidade que muitas vezes acham a formação superior algo longe da realidade vivida por eles.



Rafaela Feliciano - Núcleo de Comunicação Espaço Criança Esperança Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário