quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Folclore brasileiro também é assunto aqui no Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro





O Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro tem alguns setores que trabalham diretamente com a Educação Infantil, para isso, os professores estão sempre trazendo temas atuais para desenvolver com esse público.

Hoje, 16 de agosto, as crianças começaram a fazer trabalhos sobre  Dia do Folclore Brasileiro, que será comemorado no próximo dia 22 deste mês. Eles pintaram uma imagem muito conhecida, o Saci Pererê e aprenderam um pouco da história dele.

Vamos conhecer um pouco da história do Folclore:Em 1995, organizado pela Comissão Nacional de Folclore, foi elaborada uma carta chamada Carta do Folclore Brasileiro que é um conjunto de conceitos e recomendações a respeito da proteção, divulgação, documentação e pesquisa do Folclore brasileiro.
A Lenda do Saci data do fim do século XVIII. Durante a escravidão, as amas-secas e os caboclos-velhos assustavam as crianças com os relatos das travessuras dele. Seu nome no Brasil é de origem Tupi Guarani. Em muitas regiões do Brasil, o Saci é considerado um ser brincalhão enquanto que em outros lugares ele é visto como um ser maligno.



Quem é o Saci: É uma criança, um negrinho de uma perna só que fuma um cachimbo e usa na cabeça uma carapuça vermelha que lhe dá poderes mágicos, como o de desaparecer e aparecer onde quiser". Texto retirado do site uol.com

E assim as crianças se divertiram e brincaram, pois a maioria já conhecia o Saci do Sítio do Pica-pau Amarelo.



 
EU@REPORTERECERJ – Ana Carolina – 15 Anos – 9º Ano Ensino Fundamental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário