quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Troca de cultura entre jovens no Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro


Dia 3 de julho de 2012, um grupo de universitários da Columbia, EUA, chegou ao Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro para um intercambio cultural e social.
                                
Como eles iam ficar aqui no Projeto todas as terças e quintas até o dia 02 de agosto, foi montado um planejamento para que eles visitassem o complexo do Cantagalo, Pavão/Pavãozinho e vivenciasse as atividades do Espaço Criança Esperança.
O tempo foi passando, o entrosamento foi aumentando e eles apresentaram a coordenadora dos jovens do Programa de Monitoria e Estágio uma proposta. Durante os dias que estivessem aqui fariam uma introdução ao jornalismo, já que uma das universitárias é atuante dessa área em sua universidade, e, gravariam um vídeo contando um pouco da vida dos moradores da comunidade local com o grupo de monitores.


A proposta foi muito bem vinda e os jovens começaram a ir para a comunidade fazer as gravações. Mesmo com pouco tempo, conseguiu-se bastante coisa. No dia 02 de agosto, último dia dos universitários de Columbia aqui conosco, fizemos uma pequena confraternização e mostramos o vídeo que gravamos para alguns funcionários.
Foi um momento feliz e ao mesmo tempo triste, pois ficamos muito apegados a eles e tínhamos que nos despedir. Essa experiência serviu para nos abrir os horizontes e ter mais certeza de que quando queremos, conseguimos.

Nós monitores ficamos muito contentes em fazer esse intercâmbio, esperamos que tenham muitos e muitos outros. Desde já agradecemos aos estudantes da Columbia University pela troca cultural e social que foi nos proporcionada, sei que da mesma forma que aprendemos com eles, eles aprenderam conosco. Assim nos despedimos de vocês com o coração apertado. Boa sorte a todos nós e que nós possamos alcançar nossos objetivos.



EU@REPORTERECERJ – Alex Sandro Santos – 15 Anos– 9º Ano do Ensino Fundamental.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário