segunda-feira, 18 de julho de 2011

Harvard em mais um dia de Tour pela Comunidade




Creche Sempre Vida




Creche Sempre Vida



Associação Pavão


Bondinho


Pavão




Beros' Burguer




Creche Comunitária Fundação



Pousada



Bar da Vanda



A sexta-feira foi de grande entusiasmo aqui no Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro. O grupo de universitários de Harvard continuou a vivência prática e o conhecimento mais profundo pelas comunidades do Cantagalo, Pavão e Pavãozinho com os guias responsáveis.


A professora Gisele com a monitora Thais levaram 4 alunos para conhecerem a Associação de Moradores do Pavãozinho. Ficaram interessados em saber das obras que tem passado pela comunidade e das mudanças que vem sendo feita.


Logo depois o mesmo grupo seguiu para a Creche Sempre Vida também no Pavãozinho, onde leram historinhas para as crianças, brincaram e tiraram fotografias. No caminho conheceram o Bondinho e o Espaço das Artes do Solar Meninos de Luz. “Foi encantador”.



Alex e Naiara saíram com a estudante Yi Jean para visitar o Bondinho no Pavão/Pavãozinho e aproveitaram a oportunidade para compartilhar um pouco de suas próprias experiências como moradores. “Nada melhor que explicar o antes, em comparação com o agora e sem deixar de passar o que esperamos para o futuro junto à comunidade”.


Segundo os guias, Yi se mostrou muito interessada em saber mais, e isso os deixou muito entusiasmados e a levaram até o Caranguejo ou também chamado de Vietnã, no alto do Pavão. Lá ela pode desfrutar de uma das muitas belezas que temos dentro da comunidade. Visualizaram os bairros que rodeiam a comunidade e também toda a praia de Copacabana, que são mui lindas, acima de qualquer preço, de lá puderam observar o Cantagalo e as transformações que só agregaram coisas boas para toda a população que aqui vive. Essa comunidade terá um futuro promissor, é o que os guias queriam e conseguiram passar para a estudante Yi Jean.









Os guias Andressa Christina, Vinícius Lopes e Jackson Silva saíram com a aluna Elizabeth Perkal para irem à lanchonete do morador Bernardo, mas acabaram encontrando o grupo que estava acompanhado do responsável Adaílton e Enedina. Conversaram entre si e se propuseram em fazer a visita juntos e adaptando a proposta do programa que é a integração entre os jovens.


Começaram a passeio pela pensão Água na Boca, depois seguiram para a famosa lanchonete do Bernardo o “Beros' Burguer”. Ficaram interessados em saber qual era o sanduíche que vendia mais e impressionados ao saber que a lanchonete fica aberta até 5:00h da manhã.


Conheceram também a lan house do Jhony e acharam barato o preço cobrado pelo uso da internet. Depois foram para o famoso Ponto de Venda (PDV) da D. Vanda e acharam muito interessante o comércio dentro da comunidade.


Passaram pelo prédio onde fica instalado o MUF (Museu de Favela) e seguiram para a Creche Comunitária Fundação e ficaram impressionados com a história de Suely Cabral que foi a fundadora da creche, e que até hoje faz um belo trabalho para as crianças da comunidade.


O grupo terminou a visita olhando uma maravilhosa vista de cima da laje do irmão do guia Adailton, onde em breve será uma Pousada. Eles ficaram encantados e disseram que nuca tinha visto nada igual. “A aluna Elizabeth Perkal ficou encantada, pois ela é do Novo México e disse que lá é um deserto, e os rios que tem são de cor escura, disse que o nosso mar tem uma cor maravilhosa e que guardaria essa imagem pra vida toda”!


O dia foi intenso e repleto de paisagens, os alunos ficaram mais uma vez agradecidos a todos.


Agora eles voltam no dia 26, para continuarmos essa inexplicável experiência!



Rafaela Feliciano - Núcleo de Comunicação Espaço Criança Esperança Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário