A sexta-feira foi de grande entusiasmo aqui no Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro. O grupo de universitários de Harvard continuou a vivência prática e o conhecimento mais profundo pelas comunidades do Cantagalo, Pavão e Pavãozinho com os guias responsáveis.
A professora Gisele com a monitora Thais levaram 4 alunos para conhecerem a Associação de Moradores do Pavãozinho. Ficaram interessados em saber das obras que tem passado pela comunidade e das mudanças que vem sendo feita.
Logo depois o mesmo grupo seguiu para a Creche Sempre Vida também no Pavãozinho, onde leram historinhas para as crianças, brincaram e tiraram fotografias. No caminho conheceram o Bondinho e o Espaço das Artes do Solar Meninos de Luz. “Foi encantador”.
Alex e Naiara saíram com a estudante Yi Jean para visitar o Bondinho no Pavão/Pavãozinho e aproveitaram a oportunidade para compartilhar um pouco de suas próprias experiências como moradores. “Nada melhor que explicar o antes, em comparação com o agora e sem deixar de passar o que esperamos para o futuro junto à comunidade”.
Segundo os guias, Yi se mostrou muito interessada em saber mais, e isso os deixou muito entusiasmados e a levaram até o Caranguejo ou também chamado de Vietnã, no alto do Pavão. Lá ela pode desfrutar de uma das muitas belezas que temos dentro da comunidade. Visualizaram os bairros que rodeiam a comunidade e também toda a praia de Copacabana, que são mui lindas, acima de qualquer preço, de lá puderam observar o Cantagalo e as transformações que só agregaram coisas boas para toda a população que aqui vive. Essa comunidade terá um futuro promissor, é o que os guias queriam e conseguiram passar para a estudante Yi Jean.
Os guias Andressa Christina, Vinícius Lopes e Jackson Silva saíram com a aluna Elizabeth Perkal para irem à lanchonete do morador Bernardo, mas acabaram encontrando o grupo que estava acompanhado do responsável Adaílton e Enedina. Conversaram entre si e se propuseram em fazer a visita juntos e adaptando a proposta do programa que é a integração entre os jovens.
Começaram a passeio pela pensão Água na Boca, depois seguiram para a famosa lanchonete do Bernardo o “Beros' Burguer”. Ficaram interessados em saber qual era o sanduíche que vendia mais e impressionados ao saber que a lanchonete fica aberta até 5:00h da manhã.
Conheceram também a lan house do Jhony e acharam barato o preço cobrado pelo uso da internet. Depois foram para o famoso Ponto de Venda (PDV) da D. Vanda e acharam muito interessante o comércio dentro da comunidade.
Passaram pelo prédio onde fica instalado o MUF (Museu de Favela) e seguiram para a Creche Comunitária Fundação e ficaram impressionados com a história de Suely Cabral que foi a fundadora da creche, e que até hoje faz um belo trabalho para as crianças da comunidade.
O grupo terminou a visita olhando uma maravilhosa vista de cima da laje do irmão do guia Adailton, onde em breve será uma Pousada. Eles ficaram encantados e disseram que nuca tinha visto nada igual. “A aluna Elizabeth Perkal ficou encantada, pois ela é do Novo México e disse que lá é um deserto, e os rios que tem são de cor escura, disse que o nosso mar tem uma cor maravilhosa e que guardaria essa imagem pra vida toda”!
O dia foi intenso e repleto de paisagens, os alunos ficaram mais uma vez agradecidos a todos.
Agora eles voltam no dia 26, para continuarmos essa inexplicável experiência!
Rafaela Feliciano - Núcleo de Comunicação Espaço Criança Esperança Rio de Janeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário