sexta-feira, 15 de julho de 2011

Harvard in Cantagalo, Pavão/Pavãozinho




















Os estudantes de Harvard, ao chegarem aqui no Espaço Criança Esperança do Rio, foram divididos em duas equipes. Uma ficou aqui no Projeto com os monitores na vivência prática, e, outra equipe foi dividida para conhecer os pontos marcantes do Cantagalo, Pavão/Pavãozinho.
Cada dupla responsável continha um instrutor/funcionário e um monitor. A equipe interna do ECERJ montou um quadro de alguns pontos para serem visitados, e esses responsáveis saíram para os locais escolhidos pelos voluntários de Harvard.
Os responsáveis Helber e Andreza levaram os estudantes Michelle, Yi Jean, John, Oliver e Alexander para conhecer o PDV (Ponto de Venda) da Dalvinha no Pavão.
Já os estudantes Bryan, Arturo e Adan foram com a Rafaela e a Naiara visitar a Capela da Anunciação também no Pavão. Lá fomos recebidos pela irmã Maria José. Ela nos mostrou as obras realizadas pela igreja para ajudar os moradores da comunidade, tais como: um posto de saúde, um salão de festa e o bazar.
No bazar conhecemos a Graça que é voluntária na venda, e, ela nos convidou para irmos até sua laje para visualizarmos a bela vista de Copacabana e Leme.
Adailton e Fabrício acompanhados pelos alunos Courtney, Dennis, Joshua, Alissa e Andrea conversaram com os artistas da comunidade, Paulinho e Cristiano. Contaram um pouco de suas histórias de vida e mostraram suas obras artísticas.
Os alunos Jesse e Phillip visitaram a Associação dos Moradores do Cantagalo, eles adoraram o que viram, fizeram muitas perguntas a Tatiana, funcionária da Associação e ficaram emocionados com a história da comunidade. Isso fez com que refletissem como poderiam ajudar de alguma forma as pessoas que vivem aqui.
Depois de conhecerem a Associação se interessaram em visitar uma creche e a guias os levaram para a Creche Escola Lar de Pierina na ladeira. Lá puderam vivenciar o dia-a-dia das crianças. Chegamos na hora da comemoração dos aniversariantes do mês, eles cantaram parabéns junto com as crianças, comeram bolo, interagiram bastante com as crianças, até ensinaram inglês. Na turma de alfabetização disseram a eles o quão importante é a educação e depois conheceram as dependências da creche.
Monica, Wesley, Miguel e Frank foram com o Alex e a Marcela conhecer a rotina da comunidade após a implantação da UPP (Unidade de Policia Pacificadora), com o acompanhamento do Soldado Freitas, que passou com bastante clareza e total atenção os conceitos, deveres e trabalhos que os mesmos desenvolvem em toda a comunidade do Pavão/Pavãozinho e Cantagalo.
Contando algumas de muitas Histórias de tristeza e alegria, o antes e o depois da Comunidade passamos pela quadra da escola de samba local, Alegria da Zona Sul, Posto de Saúde, Bondinho, Associação de Moradores do Pavão e na Creche Sempre Vida também no Pavão.
Ao voltarem para o Espaço Criança Esperança deram uma paradinha numa “Festa Julina” comunitária ,dançaram e comeram nas barraquinhas, após, foram se juntar ao grupo e partiram.
Assim foi a trajetória do dia 14 de julho, como podem ver muito proveitoso para todos.
Rafaela Feliciano – Núcleo de Comunicação Espaço Criança Esperança Rio de Janeiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário